09 de jun |
Telemedicina: como funciona? Será que serve para você?
Embora a prática já seja amplamente utilizada em todo mundo e tenha popularizado ainda mais durante a pandemia de Covid-19 – aqui no Brasil, principalmente quando o governo brasileiro liberou as teleconsultas –, cada vez mais as pessoas vêm pesquisando sobre o que é a telemedicina e sobre como fazer consulta online.
Alguns termos que surgiram no nosso dia a dia – como telessaúde, teleatendimento, telediagnóstico web – acabam gerando ainda mais dúvidas sobre o exercício da telemedicina, por ser um conceito ainda recente no país. Por isso, a gente traz no nosso blog algumas informações para você entender melhor sobre como funciona essa modalidade de atendimento em saúde e saber se a telemedicina serve para você.
O que é telemedicina?
A telemedicina nada mais é do que a prestação de serviços de atendimento à saúde realizados à distância – por meio de tecnologias digitais – com a finalidade de prevenir doenças e lesões, além de fazer a gestão e promoção de saúde dos pacientes.
Ou seja, telemedicina traz a comodidade e praticidade do modelo de atendimento à distância, utilizando a tecnologia como ferramenta para automatizar, otimizar e tornar mais acessíveis alguns processos da área da saúde (como as consultas médicas com especialistas). A prática é legal e, no Brasil, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Ao acessar uma plataforma de telemedicina – criada por startups da área de saúde e empresas de telemedicina – o paciente tem acesso a clínicas e profissionais para realizar sua consulta médica online, solicitar exames e receber diagnósticos, com toda a gestão do prontuário necessária e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Benefícios da telemedicina
Para os pacientes, a tecnologia da plataforma de telemedicina permite que tenham acesso à medicina de qualidade e a profissionais referência, mesmo estando longe dos centros urbanos, pois os especialistas conseguem acessar os exames de qualquer lugar do país.